A região da Alsácia: Dicas gerais

Recentemente fiz uma viagem a Pekin. Como a viagem é bem longa, sair do Rio direto para a China seria um tanto puxado. Como a conexão da Air China para lá partiria de Frankfurt, decidi “quebrar’ a viagem fazendo uma pausa de 4 dias explorando a região da Alsácia/Lorena. Bela escolha!

 

Alsácia é uma região localizada no leste da França, na fronteira com Alemanha e Suíça. A capital da região é a cidade de Estrasburgo.

  • Como chegar lá?

Como a região fica na fronteira entre França, Alemanha e Suíça, da para chegar por todos esses lugares. Eu preferi fazer a viagem pela Alemanha. Mas outro ponto de chegada super comum é via Paris.

Para chegar de avião, existem voos diretos de varias cidades da Europa até Estrasburgo. Quem quer ir de trem, pode fazer como eu fiz e sair da Alemanha até Baden Baden ou um trem saindo de Paris também é uma boa opção. Também é possível ir de carro ou ônibus

Como disse, fiz a viagem saindo do Rio e cheguei em Frankfurt cedinho e considerando a perfeita integração entre o aeroporto internacional e a estação ferroviária, peguei um trem de aproximadamente duas horas de duração para BADEN BADEN, onde passei o dia antes de seguir para COLMAR, já na França, cidade que escolhi para ser sua base para visitar a região.

Como normalmente ocorre, o preço das passagens de trem varia de acordo com o mês, o dia da semana e a hora desejada para a viagem. Além disso, a compra antecipada de bilhetes gera boas oportunidades de desconto, mas a opção pela flexibilidade fez com que a passagem Frankfurt – Baden Baden fosse adquirida no ato da viagem, custando uma tarifa cara: 46 euros.

Recomendo sempre atenção à esta decisão: Baden Baden é um destino de férias e bem-estar, bastante procurada por alemães e demais europeus, de forma que, em muitos fins de semana e em alta estação, fazer as reservas em cima da hora pode encarecer muito a viagem! (Já contei sobre como achar o melhor preço de passagem aqui)

Na estação de trem de Baden Baden há lockers, o que viabilizou o plano de apenas passar o dia na cidade. É sempre bom checar essa informação pois, por questões de segurança, muitas cidades estão deixando de oferecer essa facilidade.

O centro de Baden Baden fica a uns 10 minutos de ônibus da estação de trem e seu bilhete custa 2,4 euros. Melhor poupar os pés para andar pelas áreas de interesse da cidade ao longo do dia!

 

  • Escolha da cidade para Base

Escolher Colmar como base para visitar a Alsácia é bastante adequado pela proximidade de cidades como Basiléia (Suiça), Freiburg (Alemanha), Estrasburgo, Selestat e Riquewirh (França), acessadas por boas estradas, ladeadas por vinhedos. Da estação de trem de Colmar partem trens regulares para a Basiléia (ao sul) e para Estrasburgo (ao norte), este, passando por Selestat, de onde se pode visitar o castelo HAUT-KOENINGSBURG, atração bastante popular e importante da região.

  • Meu Roteiro

Como tinha pouco tempo para explorar a região, meu roteiro foi:

dia 1: Rio – Frankfurt

dia 2: Frankfurt – Baden Baden (passei o dia) – Colmar (hospedagem no hotel Saint Martin)

dia 3: Riquewirh Castelo Haut – Koeningsburg

dia 4: Estrasburgo

dia 5: Rumo a Pekin !

Em resumo, ter 4 dias para explorar a Alsácia permite ter uma boa visão geral da região. Boas estradas e boas disponibilidades de trem facilitam o passeio. Deve-se, contudo, eleger no máximo umas 4 cidades para se ter tempo de caminhar por cada uma com calma, tendo tempo para curtir também sua ótima culinária, seus vinhos e cervejas e para se perder pelas ruas com tempo para ver tantos detalhes da linda arquitetura local!

Próxima parada, Pekin!

 

1 Comentário

  • 2 meses ago

    Normally I do not learn article on blogs, however I would like to say that this write-up very pressured me to take a look at and do it! Your writing taste has been surprised me. Thank you, quite great post.

Deixe um comentário

Posts Relacionados