Dicas de Trancoso

Passei o natal de 2016 em Trancoso. Um paraíso no litoral sul da Bahia que eu sou apaixonada!! É bem perto de Porto Seguro, mais ou menos 70 km. O cartão postal é o Quadrado, que é o centrinho de lá. Uma praça (quadrada!) com casinhas coloridas, antigamente usada por pescadores e que hoje foram todas reformadas.

Trancoso é um dos points mais badalados da Bahia e principalmente no Réveillon e Carnaval, vive lotado de gente famosa, blogueiras e gente procurando festas e badalações. Nessas épocas, o preço dispara também e -claro- a cidade fica lotada!

Como está super badalado, o que não falta é infra estrutura. São vários hotéis, restaurantes, beach clubs, lojas e tudo mais. Para todos os gostos e orçamentos. Tudo impecável.

São várias praias lindas. Algumas mais badaladas, com hotéis, beach clubs e restaurantes… Outras são praticamente desertas

.

 

A última vez que eu fui para Trancoso foi em dezembro de 2016 e foi muito gostoso! O clima estava ótimo, todos os dias com sol lindo demais

Caminho entre a praia dos Nativos e a praia do Rio da Barra

>> Quando ir?

Bahia faz sol praticamente o ano todo. Dessa vez, que fui em dezembro, choveu um dia no final do dia. Aquela típica chuva de verão que dá uma boa aliviada no calor. Depois de 1 hora já estava tempo limpo de novo.

De dezembro a março é o auge do verão e as temperaturas variam entre 23 e 30 graus.  Mas é também a alta temporada e quando os preços da cidade estão mais caros

Agosto e setembro são os meses que menos chove.

>> Como chegar?

O aeroporto mais perto é em Porto Seguro (BPS). De lá, a melhor opção é alugar um carro já no aeroporto.

Para chegar de Porto Seguro são dois caminhos:

  • Balsa + estrada: O percurso de Balsa dura 10 minutos e você pega em Porto Seguro mesmo. É a melhor opção para quem está indo fora de temporada. Em alta temporada a fila para pegar a balsa é enorme. Depois da balsa são mais 40 km de estrada.
  • Estrada: São 90 km de estrada.
Piscina do hotel Estrela D’Agua

>> Hospedagem?

Eu fiquei na Pousada Estrela d’Agua, uma pousada super gostosa na praia dos Nativos. A praia é pé na areia e tem um restaurante super gostoso! Os quartos são ótimos, amplos e super modernos.

Os funcionários do hotel são super gentis, café da manhã delicioso e ambiente super aconchegante!! Minha hospedagem não poderia ter sido melhor.

Outros hotéis legais:

  • UXUA Casa Hotel & Spaé super badalado. Hotel é novinho e fica no quadrado.
  • Bahia Bonita: hotel super recomendado. também é pé na areia.
  • Pousada El gordo: Localizada no quadrado, além de uma pousada super aconchegante e com uma vista maravilhosa, o restaurante é super badalado e um dos melhores da cidade.
  • Pousada Capim Santo: A pousada também fica no quadrado e é super concorrida. Restaurante super recomendado também.

 

>> Onde comer?

Fiz um post completo sobre isso aqui

 

>> O que fazer?

Esse mapa pode ajudar bastante.

A praia do Espelho (Praia do Curuípe) e Caraiva, podem parecer perto. Mas o caminho é feito praticamente todo em uma estrada de terra beeem fraquinha  então a viagem é bem longa.

A praia do espelho é a minha favorita, então merece um post só pra ela: aqui

Praia de Itapororoca
  • Praia dos nativos: a praia dos nativos é a praia do hotel estrela d’agua, então acabei ficando bastante tempo nela. A pousada tem um serviço de praia maravilhoso e nas épocas mais bombadas (réveillon e carnaval) é o “point“de Trancoso durante o dia.  A praia é linda com areia branca. É na praia dos nativos onde estão os melhores hotéis pé na areia, além do famoso beach club Fly Club Trancoso.
  • Praia do Rio da Barra: 25 minutos de caminhada para o lado direito da praia dos nativos. É uma caminhada super agradável. O encontro do mar com o rio é lindo e ainda dá para alugar um SUP ou Caiaque para se aventurar rio adentro! La também tem um hotel/restaurante super legal, o Rio da Barra Villa Hotel.
  • Praia do Taipê: ainda mais para a esquerda, depois do Rio da Barra. São mais 10 minutinhos de caminhada. A praia fica embaixo das falésias e é onde está o Club Med.
  • Praia Barra do Rio Trancoso: Essa fica pertinho da praia dos Nativos também e é onde fica a famosa barraca de praia do luxuoso hotel Uxua. O bar e aberta para não hospedes. A praia é linda e mais uma vez, o encontro do rio com o mar é maravilhoso.
  • Praia dos Coqueiros: A praia fica mais para o lado direito da orla. Tem vários estacionamentos para quem quiser ir de carro. A praia é bem bonita mas costuma ser mais cheia, principalmente por conta dos vários Beach Clubs (como o Café de La Musique).
  • Praia de Itapororoca : é uma praia ainda mais distante. Vale a pena ir de carro e deixar o carro por lá, dentro de um condomínio (acesso permitido! não tem nada de invasão! hahahaha). A praia é totalmente deserta e não tem nenhuma infra estrutura. É linda e mais protegida do vento.

 

2 Comentários

  • 4 meses ago

    Muito boas as dicas, vou colocar em prática ainda hoje

    • Ana
      3 meses ago

      Que bom que gostou, Fabio! Depois conte como foi 🙂 bjs !

Deixe um comentário