Booking.com

As ilhas Baleares são um território Espanhol no meio do Mar Mediterrâneo. Barcelona costuma ser ponto de entrada, mas existem outras cidades que podem servir de opção para partida até as ilhas. A região é linda e as ilhas agradam a todos: desde quem quer relaxar e aproveitar as praias, até quem quer curtir muito as festas da famosa ilha de Ibiza. Esse Guia Prático das ilhas Baleares com dicas de como chegar, qual conhecer, quanto tempo ficar para te ajudar a organizar sua próxima viagem para região!

Quais são as ilhas Baleares?

Isso é importante! As ilhas baleares são: Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera.

 

Qual é a ideal?

Ibiza // fonte: https://www.flickr.com/photos/139346694@N05/25975483894/in/photolist-Fzn9oA-P34Ux2-NZyRtC-P34TZi-NHcKsL-nN4S4V-AH9tkL-o7jL6F-AH9sJW-P34Je6-P34PzB-P34SHR-P7GvtJ-cYPpB7-NZyGQW-P34Q5e-o5qYJ7-o5xEVi-PitZbH-6fj6rR-6sz7vQ-bPETnx-o3v6gw-o5qWTy-DPeUZv-67bKd2-nN4ZCx-o7jD8x-nE88Li-nAuvt1-nUKF4Z-nN4eMh-o5qXp3-nE7fN7-67bKh8-nWAF4r-dRp1GJ-dRis64-o5eQyP-o7jh3M-nN3Chb-bPEMjv-o5eRvP-6svoRc-nN3WY7-6nuBMX-7S1zA3-nWv2ku-6f8Z57-ajzEKB

Ibiza: Acho que dispensa apresentações. A ilha é muito indicada para quem está querendo curtir festas dia e noite. Mas não é só isso, a ilha tem praias maravilhosas para quem quer curtir e relaxar.

Formentera // Fonte: https://www.flickr.com/photos/bonus1up/14457114815/

Formentera: Conhecido por ser uma ilha com praias deslumbrantes, areia branca e mar azul

Maiorca // Fonte: https://www.flickr.com/photos/bortescristian/10043484716/in/photolist-givu6A-fLGuKt-fL7gcx-gjJm38-gywkqp-fLVxDh-fLXgmG-fMB7wQ-gwUVHv-ggUNFV-gvhniP-fBRaZf-giwHBS-fLqQAG-ggY7UJ-fAVNhV-fMjSoe-fL3dXR-fLjDNA-fMZR6c-gvgVXR-7cefjg-fLUSGG-fAW51R-fLDAeD-7ci62j-ggXAuW-gfkNVs-givUEn-gixiYK-fbMm8E-ggUJqc-gizSu2-giwAgh-7ceiKF-FQ4mAu-dnzcxq-fBT1fd-fNhmGu-6oM5hF-fLEtjD-cc2qo3-fAVA4X-gizyTy-giw5k4-giz7tN-fL9QjT-fLWMFm-gvhoXa-fMBnEu

Maiorca: É indicada para quem quer dividir o tempo entre praia/cultura, pois a ilha tem um centro histórico muito rico. A ilha tem todos os tipos de praia, das mais virgens e menos exploradas até aquelas com bar, restaurante e espreguiçadeiras. A ilha é bem grande, então é recomendada para quem tem mais tempo para explorar.

Menorca

Menorca: A ilha mais calma do grupo. Ideal para quem quer relaxar, ficar na praia e não fazer nada. A maioria das praias são virgens e para chegar nelas, é preciso de uma caminhada. A cidade é super charmosa e com ótimos restaurantes.

Então, se você:

a) Está querendo ficar na praia o dia todo: qualquer uma das ilhas é boa para você. A temporada de praia começa em junho e vai até setembro.

b) Quer viajar fora da temporada de verão: vá para Maiorca. É a única ilha com atividades fora da alta temporada.

c) Quer uma ilha mais família: Recomendo Menorca, por ser mais calma e com praias lindas.

d) Quer fugir da multidão: todas as ilhas são cheias durante o verão. Mas Ibiza sem dúvidas é a mais lotada. Menorca é mais calma.

e) Quer praia e história: Maiorca tem um centro histórico riquíssimo, além de praias maravilhosas!

f) Quer fugir dos preços super altos/praias super lotadas: Evite os meses de julho e agosto, pois são os meses de férias em vários lugares e por isso, meses mais cheios e caros.

g) Quer economizar: Formentera ou Menorca são boas opções.

h) Quer festa: Sem dúvidas, Ibiza

Menorca

Como chegar nas ilhas

Como chegar em  Maiorca saindo do continente:

Você pode ir de avião, que é uma boa opção para quem quer economizar tempo. Quem se organiza com antecedência, consegue voos a partir de 20 euros em empresas low cost como Ryanair, Vueling e Air Europa. O trajeto saindo de Barcelona até Palma (capital de Maiorca), por exemplo, demora 1 hora.

Também é possível chegar de Ferry. A empresa Trasmediterranea faz o percurso de ferry saindo de Barcelona para Palma ou Alcúdia (aproximadamente € 40 e 7 horas de viagem) e Valencia para Palma (aproximadamente € 40 e 8 horas de viagem)

Como chegar em Ibiza saindo do continente:

Você pode ir de avião. Voos com empresas low cost como Ryanair, Vueling e Air Europa custam a partir de 20 euros.

Se quiser ir de ferry, o trajeto Barcelona – Ibiza dura aproximadamente 8 horas e custa a partir de 27 euros. Saindo de Valencia, o trajeto dura 5 horas e as passagens a partir de 52 euros.

Como chegar em Formentera saindo do continente:

Para chegar em Formentera você precisa ir até Ibiza. Mais informações abaixo. Até existem ferries que vão até Formentera, mas todos com pausa em Ibiza.

Como chegar em Menorca saindo do continente:

De avião, é possível encontrar passagens baratas, principalmente saindo de Barcelona. O trajeto demora 1 hora e custa por volta de 30 euros. Existem voos diretos de outras cidades da Europa, como Londres.

Se quiser ir de ferry, o trajeto saindo de Barcelona para Ciutadella demora aproximadamente 7 horas e custa a partir de 70 euros. Se for sair de Valencia, o valor é aproximadamente 80 euros e 15 horas de viagem.

https://www.flickr.com/photos/bonus1up/14270662887/
Formentera // fonte: https://www.flickr.com/photos/bonus1up/14270662887/

De uma ilha para a outra

Ibiza – Formentera/ Formentera – Ibiza:

O único meio para chegar é saindo de barco pelo Puerto de Ibiza ou Playa d’em Bossa e Figueretas (esses dois últimos lugares, somente no verão!). A empresa Trasmapi faz o trajeto em meia hora. Só é possível chegar em Formentera via Ibiza. O trajeto pode demorar até 1 hora, dependendo do barco. O custo para essa viagem é de a partir de 20 euros.

Ibiza – Maiorca/ Maiorca – Ibiza :

São 4 horas de travessia de barco. As empresas Trasmediterranea e Balearia  fazem o trajeto. O trajeto custa aproximadamente 40 euros. Também é possível ir de avião em um tempo bem menor (40 minutos). Se se programar antes, a viagem sai bem barata ( a partir de 50 euros).

Ibiza – Menorca/Menorca – Ibiza:

Os voos custam aproximadamente 100 euros e normalmente fazem escala em Maiorca. De Ferry também é necessário fazer ‘escala’ em Maiorca.

Maiorca – Menorca/Menorca-Maiorca:

O trajeto de ferry dura 2 horas entre Alcúdia (Mallorca) e Ciutadella (Menorca) com custo de aproximadamente 20 euros. Já de avião de Palma para Maó (capital de Menorca) a viagem é feita em 30 minutos, com trajetos de aproximadamente 70 euros.

Menorca

Quanto tempo ficar?

Não vale a pena fazer uma viagem corrida. As ilhas são ótimos lugares para descansar, aproveitar a praia, etc. Então não faça essa viagem com pressa.

Maiorca, pelo menos 4/5 dias.

Menorca, fique pelo menos 4 também

Ibiza, se programe para pelo menos 5 dias (as vezes você vai precisar acordar tarde e aproveitar menos as praias).

Formentera, passe pelo menos uma noite na ilha.

Maiorca // fonte: https://www.flickr.com/photos/bortescristian/10025401843/

Como circular nas ilhas:

O melhor jeito de circular é de carro ou scooter. Não vale a pena confirar nos transportes públicas. Alugue seu carro aqui

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here