Intercâmbio de um mês: Vale a pena?

Recentemente fiz um post mostrando os motivos para fazer intercâmbio. Foi o primeiro post de uma série que vou fazer sobre as vantagens de um intercâmbio, como se organizar para um e várias outras dicas. Mas uma pergunta muito comum é: Vale a pena fazer um intercâmbio de um mês?

Não penso duas vezes para responder. Sim, vale! Vale muito! É melhor fazer um intercâmbio de um mês do que não fazer nenhum. As vezes não temos tempo para ficar mais de um mês viajando, não podemos abrir mão do trabalho, familia e outros compromissos, por isso, passar um mês aprendendo uma lingua nova é melhor do que não passar tempo nenhum. E o melhor a se fazer, é aproveitar ao máximo esse tempo.

Separei algumas dicas que acho que podem ajudar:

Tenha uma base do idioma

Um intercâmbio de um mês pode ser mais proveitoso se você já tem uma base da lingua que quer aprender. Quando você vai já sabendo falar um pouco da lingua a tendência é que você saia falando e consiga conversar com todo mundo, o que vai ajudar a melhorar o seu nível do idioma. Se você vai sem saber nada, quando começar a conseguir se comunicar já vai ser hora de voltar. Então.. Se você ainda está no começo, faça um curso intensivo antes de ir

Evitar fazer amizades só com brasileiros

Brasileiro quando se junta, já sabe né.. Só fala português. E se o objetivo é fazer um intercâmbio para melhorar uma lingua, falar português não vai adiantar nada! Faça amizades internacionais e se force a falar a lingua que você se propôs a aprender.

Casa de familia

Acho que ficar em casa de familia (“host family”) te obriga a falar a lingua com mais frequência. Você vai chegar na casa de alguém que você não conhece e provavelmente vai querer se sentir em casa, a melhor maneira para isso é ter uma amizade com a familia que está te recebendo. Converse muuuito e com certeza essa familia vai te ajudar a melhorar a lingua.

Maior carga horária

Já que o curso é rápido (só um mês), invista em um curso com uma carga horária maior. Muitas vezes os cursos te dão opção de vários tipos de aula, aproveite que já está fora do Brasil e invista em um curso que tenha mais horas.

Pratique

Estude depois da aula e não tenha medo de sair falando. Não tem que ter vergonha de falar errado, falar besteira. Tem que praticar ao máximo essa nova lingua. Participe durante as aulas, fale na rua, no mercado, com seus vizinhos, converse com todo mundo. Oportunidade maravilhosa de ir treinando a lingua nova e melhorar. Não tenha medo.

Evite falar outras línguas

Não vá para Alemanha aprender alemão e fale inglês com seus amigos de turma! Foca no alemão. Se você foi para treinar uma lingua, agarre essa oportunidade!

 

E você, já fez intercambio? Conte um pouco da sua experiência aqui nos comentários 🙂

 

Escolheu o seu destino? Não deixe de fazer sua reserva clicando aqui você ajuda o blog a sobreviver e não paga nada a mais por isso 🙂
Nossas redes sociais:
Instagram: segue aqui
Facebook: curte aqui

Deixe um comentário

Posts Relacionados