Booking.com

Quando fui fazer meu Mochilão pela América do Sul, um dos passeios  obviamente  foi o roteiro pelo Salar de Uyuni. Foram 3 dias e 2 noites de programa. Tempo suficiente para conhecer um dos lugares mais incríveis que já fui!

O Salar de Uyuni fica no sudoeste da Bolívia é a maior planície de sal do mundo e são aproximadamente 10.582 quilômetros quadrados de deserto de sal a mais de  3.656 metros acima do nível do mar.

O passeio inteiro é feito em altitudes assim, por isso, é importante se aclimatar com a altitude assim.

Quando ir:

A época de chuva é entre novembro e março. Normalmente a época de chuva é evitada pelos viajantes, mas quando falamos de deserto de sal, é uma boa época. Quando chove, o céu reflete no chão e o visual fica incrível.  Quando eu fui não choveu, mas tava lindo do mesmo jeito.

A época de seca ocorre entre maio e setembro e você vai ter mais chances de encontrar um céu mais limpo.

A questão é, qualquer época é maravilhosa para conhecer o deserto do sal.

Como ir:

  • Chile: Eu sai de São Pedro do Atacama, lugar que saem a maioria dos passeios. Você não tem que se preocupar com deslocamento, basta contratar um passeio e seguir tranquilo.
  • Bolívia: Chegando pela Bolívia, a melhor maneira é via La Paz. Quando já estiver por lá:
    • Ônibus – o percurso dura por volta de 11 horas até lá. É uma viagem cansativa, mas barata.  Uma opção de empresa é a Todo Turismo
    • Avião –  opção mais rápida e mais confortável é pegar um voo até Uyuni.

Passeios pelo Deserto:

Existem várias opções de passeios pelo deserto do Sal, todos feitos com carro 4×4. Você pode fazer passeio de 1,2,3 ou 4 dias.

Fiz o passeio com a empresa World White Travel e custou US$120 por pessoa (preço em 2014, em 2016 o valor era de US$185), conseguimos negociar e ganhamos um galão de água por pessoa também :). A empresa faz passeio privado (só o seu grupo) ou coletivo (com outras pessoas). No meu mochilão éramos 10 pessoas, então optamos pelo coletivo, pois só iriam “2 estranhos” com a gente. Levamos alguns biscoitos e snacks para comer durante a viagem. Além de água (bastante).

– Incluido no passeio: Hospedagem +  transporte + alimentação (café + almoço + jantar)

Meu Roteiro

Dia 1:

Saimos do Atacama bem cedo, por volta das 7:30. Fomos de mini bus até a fronteira com a Bolivia, onde fizemos a imigração. Nesse mesmo lugar, pegamos o jeep. Um jeep 4×4 com capacidade para 6 pessoas.

No primeiro dia conhecemos o altiplano da Bolivia, com lugares como a Laguna Blanca, Laguna Verde. Seguimos caminho para o deserto de Salvador Daly e as piscinas de aguas termais em Polques, os Geysers de Sol de Mañana (chegam a uma temperatura de 90 graus!!) e por fim, uma visita a Laguna Colorada. É um visual mais lindo que o outro.

Passamos a noite em um albergue. A acomodação era em dormitório de 6 pessoas. Eles recomendam que levem saco de dormir. Mas não precisamos. é bom checar essa informação na hora da reserva. A noite é BEM FRIO! E esse ponto para passar a noite, muito alto. Eu tenho problemas com altitude, então foi uma noite bem difícil. Esse hostel não tinha chuveiro. A dica é tomar banho antes de sair do Atacama e levar lencinho humedecido.

O jantar é bem simples, mas ok.

Dia 2:

Acordamos cedo e tomamos café. Seguimos caminho para o deserto de Siloli, onde tem a famosa Arbol de Piedra. Depois, a visita para as Lagunas Honda, Crarcota, Hedionda e Altiplanicas, Lagoa Anãpa e por fim, falar de Chiguana.

A noite, passamos a noite no hotel de Sal. As acomodações eram duplas/triplas. Nesse hostel tinha chuveiro 🙂

Dia 3:

O guia nos deu a opção de acordar as 8 da manhã e seguir para o Salar de Uyuni ou ir as 5 da manhã e ver o nascer do sol. Escolhemos ver o nascer do Sol. Visitamos a Isla Incahuasi, uma ilha cheia de natureza (incrível! Eram cactos enormes, alguns com mais de 10m de altura) no meio do nada! Parecia um Oasis! Continuamos para o Ojos del Salar.

Por fim, o guia nos deixou na cidade de Uyuni.

Quem escolhe o passeio de 4 dias e 3 noites, esse último dia é a volta para o Atacama. Como estávamos seguindo viagem, optamos pelo passeio de 3 dias mesmo.

Imigração:

Lembre sempre de levar passaporte. A imigração é feita em uma pequena casa que nem parece de imigração. É feita logo no começo do passeio

O que levar:

Casacos, Casacos e Casacos. Sim, faz bem frio no deserto.

Água é essencial! Converse com o seu guia antes da viagem para saber a quantidade recomendada.

boné, chapéu e óculos escuros;

máquina fotográfica, bateria extra e carregador portátil

remédio de enjoo, umidificante de nariz e olhos

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here