Tromsø: Dicas gerais

Recentemente fiz uma das viagens mais interessantes e emocionante que já fiz. Fui ver a Aurora Boreal em Tromsø, na Noruega.  É uma sensação meio inexplicável, é um fenômeno 100% natural e lindo demais!  Fui para Tromsø no inverno, pois como falei meu objetivo era conseguir ver a Aurora Boreal (“Northern lights”). Mas conhecer a cidade durante o verão também deve ser muito interessante já que é possível ver o sol da meia noite !!

> Qual a moeda da Noruega?

A moeda da Noruega se chama Coroa Norueguesa ( NOK). 10 Nok’s corresponde a aproximadamente 1 euro. Para converter clique aqui para saber qual o valor atualizado.

> Preciso de visto?

Não, brasileiros nao precisam de visto para entrar na Noruega.

> Como é a tomada?

A tomada são as duas bolinhas. Se precisar, leve adaptador!

> O que fazer em Tromsø?

No verão tem o sol da meia noite e varias trilhas legais para fazer pelos fjords. Infelizmente não posso dar dicas de lá (ainda) nessa época do ano.

No inverno, o legal é fazer a caçada da aurora boreal e durante o dia, conhecer os fjords e vários passeios legais que tem por lá, como Observação de baleias, pescaria (em alto mar ou no gelo!), passeio de renas, cachorros e vários outros programas.

> O que é a Aurora Boreal?

aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

> Onde podemos ver a aurora boreal?

A Aurora Boreal só é vista em países bem ao norte. Os principais destinos são: Noruega, Finlândia, Suécia, Islândia, Alasca, Canada, Groenlândia e Russia.

Eu escolhi ir para a Noruega, pois as passagens estavam mais baratas e as atividades durante os dias eram bem divertidas também!

> Como chegar ?

Eu sai de Londres e peguei um voo para Oslo e de Oslo para Tromsø. São 1.600 km de Oslo para Tromsø e ir de carro não é muito recomendado, já que a distancia é beeem grande e voce acabaria perdendo alguns dias de viagem!!

O aeroporto de Tromsø é bem pequeno, mas ótimo. Com wifi grátis e tudo 😉 Alias, os aeroportos da Noruega são ótimos.

Saindo do aeroporto você tem algumas opções:

a. pegar um taxi para cidade. Custa mais ou menos 180 NOK. Então dependendo do numero de pessoas, vale muito a pena !!

b. ir de ônibus.  O ônibus custa 70 NOK por trajeto e te deixa no centro. O ticket você pode comprar em uma máquina no mesmo lugar que tira a bagagem. Dá para pagar direto para o motorista também e pagar com cartão de crédito.

 

> Onde ficar ?

A melhor coisa é ficar no centro. A maioria dos passeios saem de lá e também é onde ficam os restaurantes. Tem uma graaande variedade de hotel na cidade. E Airbnb também é uma boa opção.

Eu fiquei em um Airbnb muito bom, mas me indicaram alguns hotéis legais também:

O Radisson Blue é o ponto principal de vários passeios e fica perto de vários restaurantes legais. Também tem uma vista bem bonita!

O City Living tem um preço melhor!

O Viking Hotel Tromsø estava super bem avaliado, mas infelizmente não tinha mais lugar…

Para mais hotéis, clique aqui

> Onde comer?
  • Emma’s Drommekjokken: restaurante bem tipico, fica bem no centrinho. Com opção de bacalhau,  carne de baleia e carne de rena.
  • Yonas Pizza: pizzaria bem no centro. Boa pedida para quem não gosta ou não quer comer carne.
  • Fiskekompaniet: muito bom restaurante com foco em frutos do mar. Comi um bacalau (bacalau mesmo!) muito bom!
  • Da Pinocchio: outra opção boa com preço “bom”
  • Kaia Bar & Restaurant: outro restaurante super gostoso. Outro lugar onde comi bacalhau e adorei!
  • 69° N Brasserie: não fui, mas foi super recomendado.

 

Em breve mais posts detalhados sobre:

  • Como caçar a aurora boreal: passeio ou sozinho?
  • Como é pescar no gelo
  • Observação de baleias
  • Como tirar foto da aurora boreal

 

Espero que gostem!

Já foi para Tromsø? conte sua experiência aqui nos comentários!!

 

Beijos,

 

Ana

 

 

1 Comentário

  • 2 meses ago

    It¦s really a cool and helpful piece of information. I am happy that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

Deixe um comentário

Posts Relacionados